vcs conhecem o McGrehe

BrUnO | 26/04/2011

A França queria estrear no dia 14, data da queda da bastilha, mas acabou fazendo o jogo de abertura na Copa, contra o frágil time do México, que foi ao Uruguai pouco preparado. O local era o Estádio de Pocitos, campo do Penarol, entre as Avenidas Rivera e Soca, bem perto da praia. As fortes chuvas atrasaram as obras do Estádio Centenário, que só serias entregue para o jogo de estréia do Uruguai no dia 18.

A formalidade dada para o jogo da França, transformando-o no jogo de abertura do Mundial, para desculpar o fato de não jogar no dia 14, como queriam, provocou uma injustiça até hoje não reparada no mundo do futebol e nas Copas do Mundo. O primeiro gol dos Mundiais é atribuído ao francês Lucian Laurent, que na verdade fez apenas o terceiro na ordem real das coisas.

Enquanto um gramofone tocava os hinos da França e do México em Pocitos, há alguns quilômetros de distância, no Parque Central, o campo do Nacional, na esquina das ruas 8 de outubro e Cibilis, Estados Unidos e Bélgica também jogavam pela Copa. Os belgas tinham um futebol de habilidade, mas ressentiam-se da presença de Braine, o profissional que fora jogar na Tchecoslováquia. Já os norte-americanos, usavam todos os seus titulares, inclusive dos profissionais, Florie Gallagher e Alex Wood, dois escoceses naturalizados. Os escoceses, e também alguns ingleses, que formavam quase todo time americano, eram tão forte que eram chamados pelos adversários de arremessadores de peso. Mas seus prepotentes jogadores preferiam se autodenominar: os explosivos.

Explosivos ou não, o certo é que o autor do primeiro gol da história das Copas foi o ponta esquerda do time dos Estados Unidos, Bert McGhee. O gol aconteceu aos 10 minutos do primeiro tempo. E tem mais, o próprio McGhee fez 2x0 para os Estados Unidos 5 minutos depois, quando a França e México ainda estava em 0x0. Só então, aos 19 minutos é que Lucien Laurent fez o primeiro gol do jogo. numa linda jogada individual, quando driblou dois adversários e colocou levemente na saída do goleiro Bonfiglio.

Laurent devia ter bom relacionamento na época, pois atribuíram a ele igualmente, o fato de ter substituído goleiro francês Thepot, que se machucou ainda no primeiro tempo. Mas não foi ele. Foi sim o meio campista Chantrell, já que na época, não havia substituições no jogo. Essas falhas de informações sobre a Copa de 1930 devem-se em parte ao fato da época, os times jactarem sem números nas camisas, o que dificultava a identificação.

Novo comentário