Atributos necessários aos Goleiros

03/02/2010 14:58

“Exige-se de um goleiro um tal acúmulo de capacidades corporais e psíquicas que só podem ser encontradas em poucos jogadores. A posição do goleiro requer um ensino muito especial e diverso dos demais jogadores e, mais ainda, uma educação e orientação espiritual diferente”. (CARLESSO, 1981:34).
Segundo CARLESSO alguns parâmetros próprios de cada goleiro devem ser sempre abordados:

* Peso proporcional:
Seu peso tem que ser proporcional a sua altura. Não poderá ser muito magro porque, terá que suportar atacantes hábeis e fortes sobre sua meta. O gordinho também tem suas desvantagens. Ele perde um pouco de sua agilidade tão usada pelos goleiros.

* Estatura:
O “baixinho” dia-a-dia perde a condição para a posição. Só leva desvantagem. Acima de 1,85m. Existem muitos goleiros com mais de 1,90m, quanto mais alto mais cuidados teremos com sua flexibilidade e velocidade.

* Presença:
O goleiro que não tem presença de espírito não se impõe ao adversário e tão pouco dá confiança à sua equipe. Presença pela apresentação de seu uniforme, suas atitudes, seus gestos, seu comando.

* Saber saltar:
É fundamental para todo goleiro saber saltar.
O goleiro tem que ser treinado para saltar tanto para um lado como para o outro. A coordenação do salto é fundamental.

* Saber cair:
Antes ensinar a não cair.
Se o ensinarmos a saltar teremos que ensiná-lo a cair. Vamos buscar no judô esta técnica.

* Habilidade:
Vamos buscar no basquete a habilidade.
Há necessidade do goleiro dominar a bola em toda e qualquer situação, de fazer com a mão esquerda o que faz com a direita. Habilidade também com os pés direito e esquerdo.

* Treinamento:
Repetições sistemáticas de gestos específicos.
Grande número de repetições em velocidade até chegarmos ao automatismo dos gestos. Quando se treina velocidade e flexibilidade desenvolve-se também a agilidade. É fundamental para todo atleta e mais importante ainda para um goleiro.

* Firmeza:
Ter firmeza em tudo o que faz e ter certeza naquilo que poderá fazer, no decorrer de uma partida. Firmeza também é o mandamento número 1 do goleiro, sempre que possível pegar a bola firmemente.

* Valentia:
O goleiro necessita de valentia, em todas as situações perigosas.
O goleiro que tem medo de jogar-se aos pés de um dianteiro, é um goleiro de valor muito limitado.

* Tranqüilidade:
A tranqüilidade aumenta grandemente a capacidade do goleiro. O goleiro nervoso contagia a todos os demais companheiros. Ele tem que saber que é o último jogador da defesa e qualquer falha dificilmente poderá ser corrigida.
Tem muito valor psicológico que o goleiro mantenha uma tranqüilidade mental, física e técnica em todas as situações. Esta calma inspira confiança nos demais jogadores.

* Decisão:
Decisão representa 50 por cento da defesa.
Uma boa técnica defensiva sem decisão não existe. O indeciso normalmente acaba tomando o gol. É preferível errar, tomando uma decisão, do que ficar indeciso.

* Capacidade de atenção múltipla:
A posição do goleiro requer uma capacidade de atenção múltipla. Ele deve estar atento quando a bola se encontra distante de sua meta. E mais atento ainda, quando se encontra nas imediações de sua área. Tem que observar a movimentação dos atacantes, seus próprios companheiros de equipe, e com maior atenção ainda na bola.
A atenção é essencial para desenvolver o sentido de ritmo. Se o goleiro observar, tanto à distância e posição do adversário, como a direção e velocidade da bola, então poderá calculara em frações de segundos as possibilidades de uma intervenção segura e precisa.
A atenção possibilitará em muito os movimentos para a antecipação e precisão de jogadas. Um bom goleiro faz deduções do movimento do adversário, quase que lê seus pensamentos. Sabe de antemão o que se pode suceder em uma situação dada e se prepara para tal eventualidade. Há goleiros que parecem atrair para si todas as bolas.
Este tipo de goleiro dispõe de capacidades de antecipação à jogada e aproveita estupendamente esta qualidade.
Quantos gols por falta de atenção do goleiro.
O goleiro tem que estar atento a bola durante os 90 minutos.
Se não estiver atento, o “montinho artilheiro” estará.
É a vala de determinados campos que poderá trazer sérios dissabores.
Ele tem que estar atento também nos seus próprios companheiros que de vez em quando chutam contra a sua meta.

* Golpe de vista:
Muito bom quando tudo vai bem, mas por motivo de segurança é melhor conferir.

* Visão:
É uma das grandes vantagens do goleiro. Uma maior visão do campo. Estar sempre de frente para a jogada, se aproveitar dessa vantagem principalmente para as saídas de contra-ataque.

* Observador:
Observar antes, durante e após um jogo.
Antes: Quais os atacantes que terá pela frente? Quem chuta bem? Com que pé? Se cabeceia?
Durante: Quem está bem, quem está mal, por onde sair jogando.
Depois: Tudo que se passou, analisar e tirar proveito.

* Confiança:
Ter confiança em si, proporcionar e transmitir confiança aos seus companheiros de equipe. As falhas de um dianteiro não são fatais para a vitória de uma equipe. O jogador de defesa, quanto mais perto do seu gol, tanto mais grave será a conseqüência de sua falha proporcionalmente aumenta sua responsabilidade para o conjunto. Uma falha do goleiro pode aquebrantar o seu ânimo, minar sua confiança. Se for um goleiro que possua uma grande força de vontade e confiança em si, supera facilmente esta situação.
O trabalho do goleiro e diferente das demais jogadores. Os problemas complexos, as situações especiais e perigosas fazem com que exija do goleiro qualidades bem diferentes daquelas que se exigem dos outros jogadores.
Mesmo no momento que se sentir emocionalmente envolvido e pressionado, jamais poderá desanimar, deverá acreditar sempre, nas suas possibilidades, procurando manter a autoconfiança e com o pensamento positivo, tentar a todo custo, reverter o quadro que se lhe afigura como difícil.

* Força de vontade:
A força de vontade é também importante para um bom goleiro. A falta de força de vontade pode provocar facilmente erros para a segurança tão necessária.
O jogador, ao escolher como sua a função de goleiro numa equipe de futebol, deverá ter definido os seus objetivos, o seu ideal, a sua perspectiva de vida. Deverá ter consciência que a trajetória de um goleiro, além de ser difícil, é cheia de surpresas e exigirá enormes sacrifícios daquele que a abraçar.
Sem essa força que nos estimula e nos empurra para frente, não se pode almejar muito em qualquer profissão. A vontade e o desejo convicto de atingir um objetivo, devem ser mantidos sempre acesos dentro de cada um. Deve-se procurar a todo dia trabalhar duramente para poder subir, ainda que lentamente, sempre na escalada para o sucesso almejado.
E o goleiro, vivendo pela lei da compensação, já que passará por inúmeras dificuldades, vivenciará, também, emoções que poucos desportistas terão a oportunidade de sentir.
Quem não tiver força de vontade escolha outra posição.

* Responsável:
O goleiro tem que ser responsável tanto no campo, como fora dele.

* Inteligente:
Se o goleiro não for inteligente, ele estacionará. Ele chegará a um determinado estágio e não mais evoluirá.
Só chegará a ser um grande goleiro se for inteligente.

* Sorte:
A sorte não é obra do acaso.
Desenvolva todas as qualidades necessárias ao goleiro, que ele terá sorte.

* Preocupação:
A preocupação anula a clareza do pensamento.
A preocupação entorpece as vias que comunicam com o cérebro e retarda os reflexos, que são essenciais no jogo de tanta rapidez. A concentração se vê prejudicada.

* Temor:
Algumas vezes o goleiro está atemorizado pela reputação de seus adversários. Entra em campo com medo. O temor desviará seus impulsos e freará a coordenação muscular.

* Superstição:
A superstição é uma condição da mente associada com o medo. O supersticioso normalmente é preocupado, tem medo e não tem confiança em si.

* Excesso de confiança:
Produz uma condição mental no goleiro que desalenta a aplicação. O goleiro não se encontra como deveria. A falta de consideração com as equipes fracas provoca um descuido e a falta de aplicação.

* Intranqüilidade:
O goleiro intranqüilo, normalmente não consegue relaxar seus nervos e tão pouco conseguirá concentrar-se. As secreções das glândulas supra-renais intensificam a excitação e os resultados são as falhas. A intranqüilidade anula a clareza do pensamento que é tão necessária para certos atos reflexos e premeditados durante uma partida de futebol.

Professor Eduardo A. Camassola